A Alimentação do Jovem Atleta

Devido ao seu processo de crescimento, que deverá ser alvo de extrema atenção, a alimentação de um jovem atleta requer cuidados adicionais.
Segundo esta perspectiva, a criança deverá tomar 5 refeições diárias (pequeno almoço; snack ligeiro a meio da manhã; almoço; lanche por volta das 16 horas e jantar).
A alimentação, deverá ser considerada como parte da preparação do jovem atleta não só antes dos jogos, mas também antes dos treinos.
O pequeno almoço é uma refeição fundamental e deverá incluir no mínimo um lacticínio, um feculento (queques, madalenas, massas folhadas ou croissans) ou ceriais mais uma fruta ou um sumo de fruta.
As refeições intermédias podem incluir um lacticínio, um feculento (pão com queijo, bolo de arroz ou flocos de trigo).
Cada refeição principal (almoço e Jantar) deve conter uma porção de legumes mais uma porção de feculentos (esparguetes, macarrões, arroz, batata,...).
Para uma refeição principal ser equilibrada deverá conter uma maior percentagem de hidratos de carbono (arroz, massas, ervilhas, feijão, favas, cuscuz ou batata) e uma menor percentagem de alimentos proteicos (carne, aves, peixe e ovos). O consumo de gorduras deve ser feito em quantidades mínimas, dando preferências às gorduras vegetais como o azeite.
Também deverão beber água ou sumos de fruta naturais.
É muito importante que o atleta seja convenientemente acompanhado por um médico.
" Saber comer é saber Viver".

1 comentário:

  1. Maltinha, vamos lá a comer bem para terem muita energia e saúde.
    Um abraço do Treinador! (Mário Moreno)

    ResponderEliminar